terça-feira, 30 de junho de 2015

Um grande encontro celestial chamará a atenção do mundo nesse dia 30 de junho



Mesmo que você não seja um apaixonado declarado do céu céu noturno, no dia 30 de junho de 2015, se o tempo permitir, algo chamará sua atenção: basta olhar para o céu para ver duas estrelas juntas, quase coladas uma com a outra, porém, o fato mais incrível é que essas estrelas nem sempre estão lá... até porque na verdade, nem estrelas são, mas sim planetas.





Isso mesmo! Júpiter e Vênus, os planetas mais brilhantes do céu noturno se encontram nesse dia 30 de junho, e com certeza chamará a atenção de todos que olharem para o firmamento.
Se você já é uma pessoa que gosta de admirar as belezas do céu noturno, provavelmente tem notado que essas duas estrelas, que na verdade são Júpiter e Vênus, vêm se aproximando mais a cada dia que se passa, e o ápice desse encontro acontece nessa terça-feira, quando ambos objetos estarão separados por menos de uma Lua de distância, o que nos dará uma visão magnífica.
A conjunção, como é chamado na Astronomia, ocorre quando dois objetos distintos se aproximam consideravelmente no firmamento celeste. Nesse caso, a bola da vez é a conjunção de Júpiter e Vênus. Vale lembrar que apesar de parecerem estar praticamente unidos no céu, os planetas estão separado a distâncias enormes, mas de acordo com o nosso ponto de vista, eles aparentam estar juntos.
Para observar esse belíssimo evento astronômico, precisamos primeiramente de um céu sem nuvens. Tendo isso, um grande passo já está dado, e precisaremos apenas olhar para a região noroeste do céu, logo após o pôr do Sol.
Júpiter e Vênus estarão entre as constelações de Leão, Hidra Fêmea  e Cancer. A medida que a luz do dia vai se esgotando, o primeiro planeta visível será Vênus, por ser mais brilhante; logo em seguida poderemos observar Júpiter ao seu lado, com uma proximidade aparente muito grande, de menos de um grau, menor do que o tamanho aparente da Lua, o que significa que com a ponta de seu dedo mindinho será possível ocultar ambos os planetas no céu!
A ápice da conjunção entre Júpiter e Vênus na verdade ocorrerá no dia 1 de julho, à 01h13 pelo horário de Brasília (04:13 UTC), mas a diferença de proximidade entre o momento do ápice e o que poderemos ver é imperceptível.

E se você gosta de se aventurar no céu noturno, assim que Júpiter e Vênus se esconderem a oeste, você ainda terá um belíssimo planeta para observar. Saturno estará na região nordeste do céu às 20h00 BRT, na "cabeça" da constelação de Escorpião, próximo da Lua, e é visto a olho nu como uma estrela de brilho intenso. Durante a noite, Saturno percorrerá o céu na direção oeste, até se pôr por volta das 03h30 da madrugada.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

CAMINHANDA ECOLÓGICA - ARRAIAL DO CABO/RJ


Convidem os amigos!
Venha participar da Caminhada Ecológica Arraial do Cabo!
Prainha x Praia do Forno
Domingo - 28 de junho de 2015-
Saída ás 8 horas no Primeiro Quiosque da Prainha


O evento é uma organização do Grupo Movimente-se com o apoio do Movimento Lagoa Limpa e tem por objetivo a preservação da natureza.

O Grande Amazonas : Maior Rio do Mundo




A nascente do rio Amazonas, o ponto mais distante de onde correm águas para seu curso, fica no alto rio Apurimac-Ucayali, na Cordilheira de Chila, Departamento de Arequipa, nos Andes do Sul do Peru, a mais de 5.500m de altitude.
Até os anos 1970, a nascente do rio Amazonas era considerada como sendo nas cabeceiras do rio Marañon, Norte do Peru. Após diversas expedições do IGN, Instituto Geográfico Nacional – Peru, e de importantes instituições científicas, pesquisadores reuniram dados indicando a origem do Amazonas nas cabeceiras do Apurimac-Ucayali, na Quebrada Carhuasanta, Nevado Mismi, como registrou o geógrafo Carlos Peñaherrera em sua publicação ‘Geografia General del Peru’, de 1969. Em 1988, foi publicado o Atlas del Peru estabelecendo, oficialmente, naquele país, este local como nascente do maior rio do Planeta.
O Nevado Mismi é o ponto mais distante e mais alto em relação à foz, e onde cai a primeira gota de chuva que corre para o Amazonas. Próximo ao cume, está situada a laguna glaciar McIntyre, que drena água permanentemente para as fontes da chamada Quebrada Carhuasanta.
Outras quatro nascentes também alimentam o curso do rio Apurimac, que é o próprio rio Amazonas. Uma delas, a Apacheta, havia sido apontada como formadora principal mas, como não é perene, não pode ser considerada nascente principal de um rio.

Fonte: http://www.ograndeamazonas.com.br/nascente/

HOJE (24) É O DIA NACIONAL DA ARAUCÁRIA


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Caminhada Ecológica Cabo Frio / RJ- PERÓ 14 Junho 2015



Um sucesso a caminhada ecológica de Cabo Frio organizada pelos parceiros do movimento Lagoa Limpa. Foram mais de 300 participantes. 

QUESTÕES - 8 ANO : PADRE JOSÉ DILSON DÓREA

QUESTÕES : AMÉRICA LATINA 1. SOBRE A REGIONALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO , RESPONDA: A. QUE CRITÉRIOS PODEMOS UTILIZAR PARA REGION...