quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Como dividir a Europa!

Costuma-se dividir ou regionalizar a Europa em : Europa setentrional, Europa meridional, Europa central e Europa ocidental.
   A Rússia  -  imenso país localizado em terras europeias e asiáticas - em geral não é incluída nessa regionalização, pois merece um estudo à parte.  Veja o mapa ao lado .

    Mas essa divisão apresenta muitos problemas. De um lado, privilegia a localização geográfica e as características dos elementos naturais dessa faixa, como na Europa setentrional, na Europa central e na Europa meridional. De outro lado, a inclusão do Reino Unido na Europa ocidental indica que os critérios adotados são essencialmente históricos.
   Como os elementos sociais e históricos são mais significativos para a compreensão do espaço geográfico contemporâneo, convém estudar a Europa a partir da industrialização. Afinal, a indústria - atividade básica para a sociedade moderna - surgiu no continente em razão da situação política da sociedade inglesa do século XVIII. E uma regionalização com base na industrialização nos leva a considerar as questões político-econômicas da sociedade.
   Sabendo que a vida dos vários povos europeus se relaciona diretamente com essas questões político-econômicas, estudaremos a Europa a partir das profundas diferenças que a dividem em duas partes :
     - Europa ocidental - os países capitalistas desenvolvidos, ou do Primeiro Mundo, que se caracterizam por apresentar uma economia de mercado consolidada.
        - Europa oriental - os países ex-socialistas, que possuíam, até há poucos anos, uma economia planificada. Atualmente são "economias de transição", que em grande parte ainda não consolidaram totalmente suas economias de mercado.
   Podemos ainda reconhecer outra porção da Europa, que costuma ser estudada separadamente, formada pela parte europeia da Rússia e pelos demais países da CEI geograficamente localizados na Europa : Ucrânia, Belarus, Moldávia,  Geórgia, Armênia e Azerbaijão.
   A Europa ocidental e a Europa oriental são as duas principais regiões do continente. Elas foram criadas, em primeiro lugar, pelo processo secular de desenvolvimento do capitalismo e industrialização mais acelerado na parte oeste do continente; e, segundo lugar, pelos resultados da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), que deixou a Europa dividida em duas partes principais, a capitalista e a socialista ou com economia planificada.
   Alemanha, Dinamarca, Reino Unido e França são exemplos de países cuja economia tem sido regido há séculos pelo mercado. Suas empresas tomam as decisões de quanto e onde investir capital, que preços cobrar ou pagar, etc. , sempre objetivando o lucro e levando em consideração as tendências do mercado. São, portanto, típicas economias capitalistas ou de marcado.
   Por outro lado, nações como a Polônia, a Hungria, a Albânia e a República Tcheca, entre outras, possuem economias que durante várias décadas foram regidas a partir de planos estabelecidos pelo governo para um certo período, geralmente de cinco anos. Foram os setores considerados prioritários que receberam os maiores investimentos durante a vigência da planificação, geralmente os setores de indústrias de base (siderúrgica, metalúrgica, mecânica pesada), e não de bens de consumo (indústria automobilística, de informática, microeletrônica, etc.), que até hoje são insuficientes. A planificação da economia e o domínio de um único partido político durante várias décadas nesses países do Leste europeu acentuaram ainda mais as diferenças já existentes em relação à Europa ocidental.
   Em outras palavras, economias planificadas eram aquelas em que a grande maioria das empresas não pertencia a particulares; elas eram públicas, ou melhor, estatais ou governamentais. Era o Estado, controlado por um partido oficial (geralmente o Partido Comunista), que centralizava todas as decisões econômicas por meio de seus técnicos ou funcionários responsáveis pela elaboração dos planos quinquenais. Essa situação vem se alterando bastante desde 1989, com o final do monopólio do poder pelo partido e inúmeras privatizações de empresas.    "




                                              PERGUNTAS  ou QUESTÕES


1-  De que maneira costuma-se regionalizar a Europa, segundo o texto ?

2-  Os autores explicam porque razão não preferem a inclusão da Rússia nessa regionalização da Europa.  Transcreva o parágrafo que esclarece isso.

3-  Qual acontecimento marcante seria a base, ou o critério, para uma melhor regionalização da Europa, segundo o texto ?  Porquê ?

4-  Levando em conta que a vida dos vários povos europeus se relaciona diretamente com essas questões político-econômicas, os autores decidiram estudar a a Europa em quais regiões ? 

5- Qual é a diferença marcante entre a Europa Ocidental e a Europa oriental, do ponto de vista político e econômico ? 

6-  O texto cita uma outra porção da Europa, que costuma ser estudada separadamente, que abrange  a parte europeia da Rússia e a CEI  . O que é a CEI ?

7- Quais acontecimentos foram os principais responsáveis pelo surgimento de duas porções distintas na Europa (a Europa ocidental e a Europe oriental)  ?

8-   Qual região da Europa é a capitalista e qual é a socialista, após a Segunda Guerra Mundial ?

9-  Quais países da Europa são há séculos regidos pela liberdade de mercado, ou capitalismo ?

10-  Quais exemplos, são citados, e países com economia planificada há décadas ?

11- Quais setores da economia foram  prioritários para investimentos dos governos dos países com economia planificada, ou socialistas ?


12- Caracterize as empresas dos países socialistas e as empresas dos países capitalistas.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

901- Rosângela

Escola Municipal Rosângela Duarte Faria.

Rio das Ostras, ______ de ________________de 2016.
Disciplina: Geografia                                           Professor (a): Laillah Patrício     Valor:  5,0
Nome: _________________________________         nº: ______           Turma :901

1.                   Qual das pirâmides etárias a seguir mais se assemelha com a realidade europeia? Justifique sua escolha.
  






2.                  
Observe a Charge a seguir.
 

a.                   O que se entende de xenofobia?
b.                   Se os estrangeiros são maltratados na Europa, porque a imigração continua existindo?
 
3.                   O problema da fome não é causado pela falta de alimentos, mas sim pela falta de distribuição de renda. Assim, faz sentindo acreditarmos na teoria malthusiana hoje? Por quê?
 
4.                   Assinale C para as alternativas certas e E para as erradas, corrigindo-as.
 
(   ) A Alemanha possui a maior economia da Europa.
(   ) Para a reconstrução da economia alemã do pós-guerra, os EUA ajudaram por meio do Plano Marschall.
(   )A Europa Ocidental é composta por países que sempre mantiveram a economia capitalista.
(   ) A União Soviética exercia forte influência sobre a Europa Oriental.
(   ) A Europa Ocidental é a parte mais rica do continente.
(   ) Um dos problemas dos países da Europa Ocidental é o preconceito contra os imigrantes.
(   ) As taxas de natalidade na Europa vêm diminuído muito.
 
5.Esta é a questão de n° 34 do ENEM 2016. Você sabe a resposta? Explique – a.


6.Veja a ilustração a seguir:
 
 

 
 
 
·          Brexit e o efeito dominó.
 
O mundo começa a reagir ao domínio da NOVA ORDEM MUNDIAL/ISLÃ e a líder da DIREITA na França dá um golpe mortal em Ângela Merkel – Alemanha.
 
                Disse Le Pen: “A Inglaterra está devolvendo a Inglaterra aos ingleses e iremos devolver a França aos Franceses e os muçulmanos devolveremos a quem os ama: a Alemanha"! 
 
                COMENTE!
 
 
7.Veja a ilustração a seguir:
 
 
 
 
·         A partir dela, explique por que os países da Europa se preocupam em resolver o endividamento de países como Grécia e Espanha.
 
8.                   Leia a afirmação: “Na realidade, a Alemanha não foi reunificada em 1990, mas sim anexada.”
 
Procure no dicionário, o significado das palavras “unificar” e “ anexar”, e com base nestes significados, justifique a afirmativa.
 
9.                   Na Europa Ocidental, encontram-se os países industrializados do continente. Apresente os países mais industrializados da Europa e o segundo grupo de países também bastante industrializados.
 


 

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Teste - 8 ano


ÁFRICA 

1. Sobre o continente africano, é falso afirmar que: 

a. A maioria dos países da África Subsaariana, a pobreza éuma herança do colonialismo.
b. As crises agudas de fome que vêm atingindo países africanos nas últimas décadas coincidiram com as circustâncias climáticas(secas prolongadas) ou políticas adversas(guerra civis ou conflitos separatistas), ou com uma combinação das duas.
c. A difusão descontroladas da AIDS na África funciona como uma bomba social: destrói os núcleos familiares que desempenham funções vitais na reprodução das sociedades.
d. As receitas decrescentes das exportações e as necessidades de importações cada vez maiores geram desequilibrios profundo na balança comercial das nações africanas.
e. O endividamento externo diminui em todo o continente afriacano.


2. Sobre o Continente Africano, assinale V para verdadeira e F para falso:

( ) Com extensão territorial de 30,1 milhões de quilômetros quadrados, a África é o maior continente do planeta.
( ) O continente africano é subdivido em África do Norte e África Subsaariana, sendo o islamismo o divisor cultural e o deserto do Saara o divisor natural.
( ) Os países da África não apresentam problemas socioeconômicos: baixo IDH, elevadas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, altos índices de analfabetismo e subnutrição.
( ) O continente africano tem suas terras cortadas pela linha do Equador e pelo meridiano de Greenwich, portanto este continente possui suas terras nos quatro hemisférios da Terra.
( ) São países que integram o continente africano: África do Sul, Nigéria, Camarões, Marrocos, Angola e Malásia.

a)            V V F F V
b)           V V F V F
c)            V V F V V
d)           V V F FF
e)           V VVVV

3.O rio cujo regime apresenta características equatoriais mais bem definidas é o:

a) Orange.
b) Níger.
c) Zambeze.
d) Congo.
e) Nilo.

4. Sobre o apartheid, na África do Sul, são feitas as seguintes afirmações:

I - A política do apartheid, implantada pelos ingleses na África do Sul, não conseguiu sobreviver à descolonização que invadiu o continente, no pós-guerra.
II - A formação dos bantustões, pelo governo branco da África do Sul, agravou o clima de revolta da maioria negra, marginalizada do poder no país.
III - A política do apartheid, institucionalizada pelos brancos de origem holandesa, os bôeres, não conseguiu sobreviver por muito tempo, após o témino da guerra fria.

a) São corretas as afirmações II e III.
b) Apenas a afirmação I correta.
c) Apenas a afirmação III é correta.
d) Apenas a afirmação II é correta.
e) São corretas as afirmações I, II e III

5.  De um total de 36 milhões de hectares na África do Sul, 27 milhões eram negros, dos quais, mais da metade estava distribuída pelos dez bantustões criados pelo governo de Pretória: seis autônomos e quatro proclamados independentes.

a)            O que eram bantustões e por que foram criados?
 
6.A política do apartheid foi um feito histórico que marcou a África do Sul e deixou muitas marcas recentes nesse país. É comum falar em "apartheid social". O que significa essa terminologia e quais as referencias à política sul-africana?

7. Quais os grupos étnicos envolvidos nos conflitos em Ruanda? Quais fatores relacionados ao processo colonial aumentaram a rivalidade entre os dois grupos?

8. Basicamente, a mineração e a agricultura são as principais atividades econômicas da África. Quais as formas de praticar a agricultura na África?

9. Como se explica a baixa produção de alimentos na África, apesar de mais da metade da população africana estar localizada na zona rural?

10. " A África é um continente assolado pela miséria,por doenças e pela fome. Apesar deter muitas riquezas naturais,enfrenta dificuldades para gerar desenvolvimento econômico sem ajuda externa. Nesse continente são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos."

Qual razão explicaraia a pobreza e o subdesenvolemento do continente africano?


domingo, 25 de setembro de 2016

Aulão de Geografia diretamente do México

Aula desenvolvida através do uso da tecnologia (Skype) com o tema México.











"É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo se for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando ao retorno financeiro. A internet invade nossos lares com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se palpável, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor.

Então, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente? Uma vez que os alunos gostam tanto de aulas que utilizam a tecnologia, por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor? 

QUESTÕES - 8 ANO : PADRE JOSÉ DILSON DÓREA

QUESTÕES : AMÉRICA LATINA 1. SOBRE A REGIONALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO , RESPONDA: A. QUE CRITÉRIOS PODEMOS UTILIZAR PARA REGION...