quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Questões - Ásia

1.                   O crescimento econômico global tem sido, em grande parte, sustentado pelo crescimento dos países “gigantes” do mundo: China – Índia. O rápido crescimento econômico desses países está produzido os seguintes efeitos, exceto:

a.                   As diferenças sociais têm sido reduzidas em ambos os países, em face à rapidez do crescimento e ao modelo econômico adotado.
b.                  Uma grande massa populacional está emergindo da chamada linha da pobreza e tornando-se os novos consumidores.
c.                   Essas gigantescas economias globais estão emergindo como um novo padrão de desenvolvimento, em que o tamanho das economias é proporcional às disparidades regionais internas.
d.                  O poderio econômico desses países poderá promover um rearranjo das zonas de influência de poder global.

2.                   As principais religiões praticadas na Ásia Meridional e no Sudeste são o hinduísmo (dominante na Índia), o islamismo (Paquistão, Bangladesh e Indonésia), o budismo (Indochina e península Malaia) e o catolicismo (Filipinas). O hinduísmo é o grande fator de unidade nacional na Índia, país onde se falam cerca de 17 línguas e 1600 dialetos.
Após a Independência da Índia (1947), a região passou a ser disputada por hindus e muçulmanos. A solução parecia ter sido encontrada com a formação de dois países: Índia, de maioria hindu, e Paquistão, de maioria muçulmana. Porém, a paz não veio; o conflito ressurgiu com muito mais violência. O alvo passou a ser então a Caxemira, região de maioria muçulmana sob domínio da Índia.

No pós-guerra fria, o conflito da Caxemira assume uma importância internacional. Assinale a alternativa que justifica a preocupação mundial acerca desse conflito em questão.

a.  Mahatma Gandhi deixou à posteridade hindu um sentimento de ódio e rivalidade contra os muçulmanos.

b.  A Índia, pelo seu potencial econômico, ameaça a hegemonia econômica dos EUA, Europa e Japão.

c.  O Paquistão quer expandir os seus ideais socialistas na Caxemira.

d. O Paquistão pretende entregar a região aos talibans do Afeganistão.

e. A Índia e o Paquistão são duas potências nucleares com intensa rivalidade e altamente armadas.

3. Em relação à China atual, considere as seguintes afirmações.

I.                     Na região da faixa costeira da China, predomina uma economia de mercado com intenso desenvolvimento industrial, diferentemente do interior da país, onde predomina a economia planificada com pequeno crescimento econômico.
II.                   O intenso crescimento econômico chinês, notadamente no setor industrial, vem proporcionando uma dimimuição das desigualdades sociais do país, sobretudo nos níveis de rende e consumo.
III.                  Na China, a renda per capita é baixa (960 dólares), a população de cerca de 1,3 bilhões de habitantes vive, em sua maioria, no espaço rural e compreende um elevado número de pessoas subnutridas (140 milhões).

Quais estão corretas?

a.                   Apenas II
b.                   penas I
c.                   I,II e III
d.                   Apenas I e II
e.                   Apenas I e III

3.                   China é hoje um país com dois sistemas econômicos: o socialista, que resiste nas regiões mais distantes dos grande centros, sobretudo nas relações de propriedade, e o capitalismo que organiza cada vez mais as relações de produção e de trabalho, principalmente nas regiões mais modernas.
Sobre a economia chinesa e o seu desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir.
                                                                               
I.                     A partir da abertura das chamadas Zonas Econômicas Especiais e das Cidades Abertas, a China passou a ter a economia que mais cresce no mundo.
II.                   A produção industrial chinesa tem apresentado crescimento homogêneo , não só em termos territoriais como também setoriais.
III.                  A China ainda é um país de camponeses, visto que mais da metade de sua população total vive em áreas rurais.
IV.                 A liberalização econômica e os baixos custos de mão de obra são fatores fundamentais para o crescimento econômico chinês.

São corretas as afirmativas

a.                   Apenas III
b.                   Apenas I
c.                   Apenas II e IV
d.                   Apenas I, II e III
e.                   Apenas IV

4.                   A Índia, um país de fortes tradições e de cultura milenar, tornou-se, nas últimas décadas, um pólo de tecnologia de informação. Este avanço tecnológico vem repercutindo na economia e na sociedade indianas.

A partir do texto, podemos afirmar que o setor de tecnologia de informação:

I - gerou, com a produção de software e serviços, milhares de empregos qualificados, o que acentuou ainda mais as diferenças sociais.
II - foi o setor que mais cresceu na economia, mas, como está orientado para a exportação, sua influência não atinge o dia-a-dia da maior parte dos indianos.
III - criou uma nova classe social empreendedora e de perfil global, num país em que ainda persiste a divisão em castas.
IV - resultou dos incentivos governamentais na formação de um grande número de pesquisadores no exterior e que retornaram ao país.

Assinale:
a.                    se somente a afirmativa IV está correta.
b.                    se somente as afirmativas I e II estão corretas.
c.                    se somente as afirmativas II e III estão corretas.
d.                    se somente as afirmativas I e IV estão corretas.

e.                   se as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Índia e China

Índia e China

O crescimento econômico da Índia e da China tem estado em evidência no cenário mundial. Os dois países são verdadeiras potências econômicas atualmente, a China já é a segunda maior economia mundial, a Índia é um dos principais países produtores de tecnologias no mundo. No entanto, esse crescimento só tem reafirmado as desigualdades sociais e pobreza de boa parte da população desses países, deixando clara uma situação que está longe de ser resolvida.


A China já é a segunda economia mundial. e sua presença no cenário internacional só se reafirma com o passar dos anos. Além de ter um dos maiores exércitos do mundo, alguns acontecimentos , como a entrada do país no Conselho de Segurança da ONU e também na Organização Mundial do Comércio, só serviram para concretizar a posição de importância deste país no cenário nacional






QUESTÕES - 8 ANO : PADRE JOSÉ DILSON DÓREA

QUESTÕES : AMÉRICA LATINA 1. SOBRE A REGIONALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO , RESPONDA: A. QUE CRITÉRIOS PODEMOS UTILIZAR PARA REGION...