sábado, 3 de outubro de 2015

Desafio - 900/EMAV - GEOGRAFIA

CONTEÚDOS
·         Noções Iniciais da Velha Ordem Mundial
·         Questões Sociais Ambientais: Porque nos preocuparmos com o meio Ambiente?
·         Capitalismo e Socialismo
·         Contexto histórico: I e II Guerras Mundiais
·         A dinâmica do espaço mundial antes da supremacia econômica européia;
·         Fim do Mundo Bipolar

·         O Fim da URSS e o CEI

·         A dinâmica do espaço mundial antes da supremacia econômica européia
·         Europa: Quadro Físico
·         Regionalização Europeia
·         Economia e população
·         Fluxo migratório no continente
·         A supremacia do Oriente: Japão
·         Oceania Industrializada: Austrália e Nova Zelândia 

Questões


1.                  "Depois de cinco anos sem realizar pregões, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro [...] vai voltar a respirar o ar dos negócios. No próximo dia 15, a instituição dará início ao seu mercado de créditos de carbono, tornando-se a primeira do planeta a comercializar este tipo de título [...] A instituição vai listar projetos que já foram validados por órgãos de certificação [...] que são uma promessa de boa geração de créditos por meio de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) [...]”.

(Daniele Carvalho. "Rio inicia pregão de carbono". In: Jornal do Brasil. 24 ago. 2005, p. A20)

Esses créditos vão contribuir para o "resgate de carbono" da atmosfera. Assinale a alternativa que se refere ao tratado internacional que deu origem aos MDLs e aponta os fundamentos que os justificam. 

a) Protocolo de Montreal, no qual os países membros se comprometeram com a redução gradual do uso do gás clorofluorcarbono.
b) Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, em que foi emitido relatório afirmando que a ação do homem poderia estar causando o efeito estufa.
c) ECO 92, no Rio de Janeiro, na qual os países se comprometeram a reduzir voluntariamente a emissão de gases causadores do efeito estufa.
d) Protocolo de Kyoto, no qual foram criadas alternativas e estabelecidas metas globais para que os países pudessem alcançar as metas de redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.
e) Convenção da Basiléia, na qual foram discutidos a comercialização e o depósito de substâncias tóxicas que podem poluir a atmosfera.

2.                  A concentração de gás na atmosfera vem aumentando de modo significativo desde meados do século XIX; estima-se que se quadruplicou no ano 2000. Qual dos fatores abaixo é o principal responsável por esse aumento? (1,0)

a) ampliação da área de terras cultivadas;
b) utilização crescente de combustíveis fósseis;
c) crescimento demográfico das populações humanas;
d) maior extração de alimentos do mar;
e) extinção de muitas espécies de seres fotossintetizantes.

3. Na história das Olimpíadas, Cuba é uma das nações latino-americanas que mais se destacam, com um total de 194 medalhas, sendo 67 de ouro. Só para comparar, o Brasil tem um total de 91 medalhas, sendo 20 de ouro. Cuba começou bem nos Jogos Olímpicos, ganhando 2 medalhas  em Paris, em 1900, e mais 9 em Saint Louis, em 1904. Porém, mais de 90% das medalhas cubanas foram ganhas a partir de 1959, sobretudo no atletismo, boxe, beisebol, vôlei e judô. Assinale a alternativa que apresenta fatores sociais que ajudam a explicar essa grande evolução de Cuba, nos Jogos Olímpicos, a partir de 1959: 

                (A) Altos investimentos em educação e saúde, a partir dos lucros obtidos com a exportação de açúcar, fertilizantes e máquinas  agrícolas.
                (B) A formação de atletas com o auxílio financeiro da antiga União Soviética, que importava de Cuba produtos como minérios,  tecidos e petróleo.
                (C) A implantação de políticas socialistas de reforma agrária, saúde e educação, com diminuição significativa das taxas de  analfabetismo.
                (D) O grande incentivo do Estado capitalista aos esportes, como parte da propaganda desse sistema, sustentado pelo turismo e pela indústria de base.
                (E) A revolução socialista e as políticas públicas que levaram o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país a um dos
mais altos da América e do mundo.

4. O socialismo é um sistema voltado a uma sociedade igualitária, conjunto de ideias contrárias às ordens impostas pelo capitalismo, porém em seu primeiro momento o sistema ficou conhecido como Socialismo Utópico. Por quê? 




5. Explique o motivo em que as duas superpotências (EUA x URSS) não se enfrentaram diretamente em um combate. 


6.  A revolução industrial criou um avanço gigantesco na produção e, consequentemente, uma grande necessidade por matérias-primas. Muito lucro foi gerado e surgiu a necessidade de novas áreas para se investir. Se não possuímos em quantidade suficiente algo de que precisamos, temos de procurar alternativas para satisfazer nossas necessidades. No caso da Europa, a solução encontrada foi: 

a) ampliação da área de terras cultivadas;
b) Imperialismo;
c) Socialismo;
d) II Guerra Mundial
e) N.D.A

7. As tensões na Crimeia envolvem as transformações políticas na Ucrânia e os interesses de União Europeia, Estados Unidos e Rússia. Quais são esses interesses? 

a)            A importância econômica e estratégia militar
b)            A população relativa é o número total de habitantes de um local.
c)            Presença de grandes de minério de ferro em seu território; mão-de-obra desqualificada; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor.
d)            A mão-de-obra barata e as isenções fiscais.
e)            N.d.a

8. Indique quais características pertencem ao socialismo e quais pertencem ao socialismo. 
 Atividades econômicas devem seguir uma planificação (_______________)
 Predomínio da propriedade privada (__________________)
Não há divisão de classes (_____________________)
O lucro é o maior objetivo (_____________________)
Os meios de produção pertencem ao Estado (_____________________)

 9. Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial? 

a) - A influência dos Estados Unidos na política econômica europeia no início do século XX.
b) O descontentamento da Itália e Alemanha com a divisão de territórios na África e Ásia no processo de Neocolonialismo (século XIX).
c)- A união política, econômica e militar entre Alemanha e Grã-Bretanha.
d) - O processo de globalização econômica e a formação da União Europeia no final do século XIX.
e) A Partilha da Ásia

10.  Qual alternativa apresenta a composição correta dos blocos militares, formados antes da Primeira Guerra Mundial: 

a) Tríplice Aliança (Espanha Itália e Alemanha) e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão)
b) Tríplice Aliança (Rússia, Alemanha e Itália) e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha)
c) Tríplice Aliança (França, Alemanha e Rússia) e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos)
d) Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Reino Unido e França)
e) Tríplice Aliança (Itália, Império do Japão e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Reino Unido e França)

11. Alemanha, Japão e Itália foram os grandes responsáveis pelo início da Segunda Guerra Mundial. Eles resolveram desafiar as maiores potências econômicas da época motivados por um interesse em comum. Defina em uma palavra esse interesse. 
12. Assim como a I Guerra Mundial, os Estados Unidos da América não se envolveram no início do combate. O Confronto de uma guerra é algo extremamente prejudicial no sentido econômico e humano. Então, o que levou esse país a aderir ao conflito? 
13. Durante a II Guerra Mundial , ocorreram  três conferências de extrema importância para os resultados da Guerra. Trata-se das Conferências de Teerã, Conferência de Yalta e a Conferência de Potsdam. Diferencie-as  sintetizando as decisões tomadas em cada uma delas.

4. 14.  “Esta guerra, de fato, é uma continuação anterior.” 
(Winston Churchill, em discurso feito no Palarmento, em 21 de agosto de 1941)

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados da I Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da II Guerra Mundial.

                Entre esses grupos, identificarmos:

a.      a.  O crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.
b.      b.  O desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente.
c.       c.  Os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena.
d.      d.  A divisão da Alemanha, que levou a uma política agressiva de expansão marítima.
e.      e.  A oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo o tipo de nacionalismo.

15.   Considere o trecho abaixo sobre a Guerra Fria: 

(...) apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas, sobretudo, do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da II Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual, mas não contestando em sua essência.
(HOBSBAWM. Eric. Era dos extremos: o breve século XX, 1995, p, 224.)
Sobre o tema, é CORRETO afirmar:

a.                   Uma característica marcante da Guerra Fria é que, em termos objetivos, o perigo de ocorrer uma grande Guerra Mundial era mínimo, quase inexistente.
b.                   EUA e URSS respeitavam a orientação de Protocolo da ONU de não se desenvolverem nem manterem arsenais nucleares durante a Guerra Fria.
c.                   Ao final da II Guerra Mundial, EUA e URSS firmaram um acordo, no sentido de não se atacarem mutuamente, nem aos aliados uns dos outros.
d.                  Os EUA possuíam maior quantidade de países aliados, enquanto a influência da URSS era maior quanto a extensão territorial total, o que equilibrava suas forças.
e.                  Durante a Guerra Fria, a propaganda foi pouco utilizada pelas superpotências como recurso para estabelecer limites nas ações do adversário. 

 16. A CEI é uma substituta da URSS, Justifique.

17. Para Controlar a crise soviética, Gorbatchev teve que implantar uma série de medidas, que reformaram todo o sistema político e econômico. Você concorda com essa afirmação? justifique, exemplificando como foram essas medidas.

18. A Chechênia é uma região montanhosa e economicamente
deficitária, considerando -se as potencialidades da Rússia. Ainda assim, a Rússia luta para manter o controle sobre ssa região pobre, de minoria étnica e religiosa inquieta. Observe o mapa a seguir e responda por que a Rússia luta para a Chechênia não obter a independência? 

19. A Glasnost e Perestroika foram medidas que visavam o fim da crise soviética. Essas medidas trouxeeram o fim da crise ou o seu aprofundamento? Justifique. 

20. O discurso a seguir pertence  a qual presidente?

" Por meio da Perestroika, o socialismo pode realizar pelnamente suas potencialidades, como regime do humanismo concreto, regime para servir e enaltecer o homem (...) A democratização da sociedade é a alma da Perestroika"

a. Boris Yeltsin.
b. Mikhail Gorbatchev
c. Josef Stálin
d. Dmitri Medvedev
e. Vladimir Putin

21. Assinale a alternativa correta.

a. País localizado em uma depressão.
(   ) Itália
(   ) Alemanha
(   ) França
(   ) Holanda

b. O ponto mais elevado da Europa, o monte Branco, está situado nos

(   ) Pirineus
(   ) Alpes
(   ) Cárpatos
(   ) Apeninos

c. Os Apeninos cortam de norte a sul o território da (o)

(   ) França
(   ) Alemanha
(   ) Itália
(   ) Reino Unido

d. País onde encontramos uma grande quantidade de vulcões.

(   ) Itália
(   ) Hungria
(   ) Rússia
(   ) Ucrânia

e. Forma de relevo predominante da Europa.

(   ) Depressão
(   ) Planície
(   ) Montanhas
(   ) Planaltos

22. Pelo que voc~e pode observar, analisando os mapas de relevo e hidrografia da Europa , pense na seguinte situação: Uma empresa de transporte aquaviário fluvial teria melhores condições de trabalho em quais regiões da Europa? Por quê?

23. Uma emissora de TV está fazendo um concurso para eleger o rio mais importante da Europa. Se você pudesse votar qual seria sua opção? Justifique.

24. Em um continente com grande quantidade de penínsulas, como a Europa, qual é a importância do Eurotúnel?

25. Transportes como o Eurotúnel seriam eficazes no Brasil? Justifique sua resposta.

26. Observe a imagem a seguir e explique a relação entre a altitude e a latitude na influência do clima e da vegetação na Europa. 



27. Uma bióloga está especializando seus estudos em musgos e liquens. Qual tipo de vegetação da Europa seria mais adequado a seus estudos?

28. Um agricultor indiano resolveu investir nas produção agrícola europeia. Em áreas de que tipo de vegetação você o aconselharia a plantar, levando em consideração a qualidade do solo? Justifique;

29. Quando os imigrantes europeus vieram para o Brasil, adaptaram-se ao tipo climático da região Sul. Qual é o clima predominante da Europa e no que ele se assemelha com a da região Sul do Brasil?

30. Um turista brasileiro vai passar uma temporada na Europa e prefere se fixar em uma região mais quente. 
Levando em consideração o aspecto maritimidade/continetalidade, qual local o turista deverá escolher? Por quê?

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