sábado, 23 de novembro de 2013

BANDEIRA ROXA - X GINCANA - E.M.A.V- 2013

PROFESSORES: Elbio, Flávia, Francine, Joceli, Laillah Patrício, Maria Elizabeht, Markelly, Neusa, Rafael e Rodolpho.


TURMAS: 600, 605,704,800,802 e 902








BRASIL DE MIL CARAS




" Eu tentei  99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima pode ser a vitoriosa."
Albert Einstein, físico alemão um do maiores gênios do século XX (1879-1955).


BRASIL DE MIL CARAS

Dificilmente existe uma nação com tão complexa e variada composição étnica de sua população. No caso do Brasil, a formação populacional advém de basicamente quatro distintas fontes migratórias, são elas:

*  Os nativos
* Os negros africanos
* Imigrantes europeus no Brasil
* Entrada de imigrantes asiáticos e Oriente Médio

Amarelos
Segundo o IBGE de 2010, 2,8 milhões de brasileiros deram ser de cor amarela ( de acordo com o censo, amarelo são aqueles que se declaram de origem asiática, japonesa , coreanos e chineses.
O Brasil recebeu muitos imigrantes da Ásia, tanto do Oriente Médio quanto do leste asiático. Os primeiro imigrantes  que chegaram ao Brasil era um pequeno número de chineses (3.000) durante o período colonial. Chegada em 1908.

Brancos
O Brasil recebeu mais imigrantes europeus na sua época colonial. Entre 1500 e 1760 setecentos mil europeus se instalaram no Brasil. Uma característica da colônia portuguesa é que ela era dominantemente  masculina.
Foi somente em 1818 depois dos setecentos mil portugueses  terem  estabelecido em território brasileiro, que governantes portugueses abandonaram o princípio de restringir a entrada de pessoas não portuguesas.
* Italianos
* Portugueses
* Espanhóis
* Alemães e Eslavos

O Brasil recebeu cerca de 38% de todos os escravos africanos que foram trazidos para a América.

A quantidade total de africanos subsaarianos. Segundo uma estimativa de 1501 a 1866 foram embarcados na África com destino ao Brasil 5.532.118 africanos, dos quais 4.864.374 chegaram vivos.

Os escravos em sua maioria eram  homens, jovens, forte e saudáveis. Havia uma grande desequilíbrio demográfico entre homens e mulheres na população escrava.

Povos indígenas do Brasil
Compreendem grande número de diferentes grupos étnicos que habitam o país desde antes do início da colonização europeia. Os Índios deram grande contribuição para a cultura nacional com o cultivo da mandioca, o aproveitamento de várias plantas nativas como, milho, tabaco, guaraná, erva-mate, batata doce, pimenta, caju , abacaxi entre outros.



PARÓDIA


SINGLE LADIES - A GINCANA É NOSSA

A gincana é nossa (A gincana é nossa)
A gincana é nossa (A gincana é nossa)
A gincana é nossa (A gincana é nossa)
A gincana é nossa. E nós vamos ganhar.

Brasil de 1000 caras Ásia e África, Índios e Europa sim
São povos antigos que os costumes
Vivem por aqui
Décima gincana do EMAV, nós vamos ganhar...
Nossa bandeira ela é roxa, vou te apresentar
Essa gincana nós vamos jogar
E nós vamos te mostrar
Que sucesso somos em se apresentar
Nós somos a bandeira
RO RO RO RO RO RO RO RO RO RO RO RO roxa } 2

Essa gincana nós vamos te mostrar
Que sucesso somos em nos apresentar
Nós somos a bandeira roxa
E nos vamos ganhar
Brasil de 1000 caras Ásia e África, Índios e Europa sim.
São povos antigos que os costumes
Vivem por aqui
Décima gincana do EMAV, nós vamos ganhar...
Nossa bandeira ela é roxa, vou te apresentar.
Essa gincana nós vamos jogar
E nós vamos te mostrar
Que sucesso somos em se apresentar
Nós somos a bandeira

RO RO RO RO RO RO RO RO RO RO RO ROXA} 2
Essa gincana nós vamos jogar
E nós vamos te mostrar
Que o sucesso em se apresentar
nós somos a bandeira
RO RO RO RO RO RO RO RO RO RO RO ROXA } 2

E vamos nós esforçar pra ganhar
Nós somos a bandeira roxa
Chegamos pra arrasar
Pra arrasar...
Não adianta questionar
Nem esculachar
Nós vamos ganhar
Vocês podem até chorar
Mas mesmo, assim, nós vamos ganhar
Desculpa mais temos os melhores povos
Fiquem espertos porque somos fortes, somos bandeira a roxa

A gincana é nossa (A gincana é nossa)
A gincana é nossa (A gincana é nossa)
A gincana é nossa (A gincana é nossa)
A gincana é nossa. E nós vamos ganhar.
RO RO RO RO RO RO RO RO RO RO RO ROXA} 2

Essa gincana nós vamos jogar
E nós vamos te mostrar
Que sucesso somos em se apresentar
Nós somos a bandeira
RO RO RO

Essa gincana nós vamos jogar
E nós vamos te mostrar
Que sucesso somos em se apresentar
Nós somos a bandeira
RO RO RO.



GRITO DE GUERRA

Ê ê ê ê ê somos bandeira roxa
E viemos pra vencer
Vamos gritar, vamos torcer
Vamos ajudar a bandeira vencer.

Brasil de 1000 caras
Vai ganhar
A bandeira roxa
Vai arrasar,

MASCOTE DA BANDEIRA

Mascote: RATUMIS (miscigenação)
Aluno: Victor Santana Santos


DANÇAS DOS PROFESSORES


            MÚSICA:  AQUARELA DO BRASIL
Ary Barroso

Brasil!
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim

Ah! abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil! Pra mim!

Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor

Quero ver a sá dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim!

Brasil!
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto
O Brasil, samba que dá
bamboleio que faz gingar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim

Oh esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil! Pra mim

Ah! ouve estas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah! esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil! Pra mim, pra mim! Brasil!
Brasil! Pra mim, pra mim! Brasil!, Brasil

"Aquarela do Brasil" é uma das mais populares canções brasileiras de todos os tempos. O samba Aquarela do Brasil foi uma declaração de amor feita por Ary Barroso ao nosso país. Autor da letra e da música, Ary, quase vinte anos após sua composição diz que ao compor, pensou em libertar o Brasil do cenário das tragédias da vida e do sensualismo tão comum nas canções da época. Sua inspiração veio transbordando de amor pela enormidade, pompa e valor da nossa terra, mostrado nos vibrantes acordes cheios de emoção. Foi um transbordar da alma o nascimento do Samba tão desejado a muito, mostrando o Brasil glorioso. Gravada por Maria do Carmo Miranda da Cunha ( Carmem Miranda) em 1943.

Carmem Miranda nasceu em Portugal e se tornou brasileira, se chamava Maria do Carmo mas entrou para a história como Carmen Miranda. A Pequena Notável é a artista brasileira mais famosa no exterior até hoje. Carmen Miranda se inventou e criou um mito tão forte que se confunde com a própria identidade cultural do Brasil. Ela era um grande espetáculo e nunca sua imagem nunca esteve tão em voga quanto agora. Carmen é a cara do Brasil.

Professores: Élbio ,Flávia, Laillah,Rafael e Rodolfo  (Malandros)
Participação especial: Nilma  de Oliveira (Carmem Miranda)







DANÇA DOS ALUNOS

  Música: Lourinha Bombril   
  (Os Paralamas do Sucesso )

Pára e repara
Olha como ela samba
Olha como ela brilha
Olha que maravilha

Essa crioula tem o olho azul
Essa lourinha tem cabelo bombril
Aquela índia tem sotaque do Sul
Essa mulata é da cor do Brasil

A cozinheira tá falando alemão
A princesinha tá falando no pé
A italiana cozinhando o feijão
A americana se encantou com Pelé

Häagen-dazs de mangaba
Chateau canela-preta
Cachaça made in Carmo dando a volta no planeta
Caboclo presidente
Trazendo a solução
Livro pra comida, prato pra educação



BANDEIRA ROXA CAMPEà














Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÕES - 8 ANO : PADRE JOSÉ DILSON DÓREA

QUESTÕES : AMÉRICA LATINA 1. SOBRE A REGIONALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO , RESPONDA: A. QUE CRITÉRIOS PODEMOS UTILIZAR PARA REGION...